24 de outubro de 2008

Máquina do Tempo.

Faz hoje 3 semanas que partimos de Bali... 3 semanas! 3 semanas de trabalho intenso e horários prolongados. Portugal mantém-se igual a si mesmo. Pequenino, tacanho, de vista curta, mergulhado numa crise manhosa que ainda estamos a tentar descobrir se é real ou não. Preços que variam todos os dias. Desemprego. Taxas de inflação desinflacionadas e orçamentos de estado polémicos. Ricos mais ricos! Pobres mais pobres! E uma classe média débil que contínua a pagar tudo o há para pagar! Taxos e amigalhaços! Igual a si mesmo!

Faz hoje 3 semanas que partimos dos areais doces e brancos de Bali... deixámos lá parte do que somos! Ou será que Bali se tornou parte daquilo que somos? Os cortes nos pés do coral afiado já fecharam! O longboard novo continua por encomendar! Palygrounds parece-me agora um pouco distante! Pelo menos mais distante do que a 1h30 que leva a chegar lá desde Sanur. Onde estão agora as pessoas que lá conhecemos? Os amigos que fizemos? Que será feito do Janu o nosso recepcionista louco? Ou do Ketut o nosso barqueiro risonho? Para já não falar da Honey a melhor vendedora de vestidos de Kuta! Ou do Indra... esse amigo incontestavel que nos mostrou como levantar a ponta do véu da ilha dos deuses e depois nos largou na aventura de a destapar.

Bali ficou onde sempre esteve. Lisboa permanece onde sempre se conheceu! A distância entre eles é muito maior dos os 14000km, as 23h de viagem ou as 7h de diferença horária. Faz hoje 3 semanas que partimos de Bali. Lá são 17h da tarde, estará a anoitecer. Nos picos clássicos algum australiano louco se atira a mais uma ondinha de maré vazia antes que o sol mergulhe no mar. As ruas enchem-se de motos com gente que vai e vem para qualquer lado. Alguém anuncia "massage"! Alguem diz "T-shirt boss!?" E sem duvida que milhares de taxistas utilizam a buzina dos seus carros de fabrico asiático para atrair o turista de pernas cansadas.

Em Lisboa são 10h30 da manhã. O dia começa! Trânsito parado na A5, 2ª cicular, Marginal e demais acessos à Capital. Alguém estará a ser assaltado. Alguém estará a ter um acidente de automóvel. Alguém está a largar os putos na porta da escola! Alguém está atrasado para uma reunião muito importante! Alguém estará a sentar-se num banco de jardim para enfrentar mais um dia de velhice e parca reforma.

De Lisboa a Bali vai uma distância abismal... a mesma distância que me separa desta rotina diária e me faz sonhar que a vida pode ser bem melhor do que um 8h - 23h de stress e excesso de trabalho sob a foice do "nao queres, baza! que há quem queira!"

Passaram 3 semanas... e sinceramente... se existisse uma máquina do tempo, eu comprava uma agora mesmo.

Aquele Abraço... o clássico!
70s

2 comentários:

Anónimo disse...

Puto... até me vieram os arrepios à espinha!!!! Que saudades...
O sonho é o que nos move, man. E havemos de lá voltar!!!
Aquele abraço
Miguel Barreto

Fora de Estrada disse...

É isso meu puto! não imaginas como me deixaste feliz com o facto de teres vindo comentar a minha máquina do tempo... não imaginas! Se te arrepiei a espinha, então digo-te que me arrancaste um sorriso do tamanho do mundo! Puto, a amizade e tudo o que vivemos com alegria são o melhor que levamos da vida! Espero sinceramente que esta nossa amizade de 14 anos nunca se desvaneça... porque no fim... só isso vale! nada mais!

Aquele abraço... o clássico
70s