27 de janeiro de 2010

O Caminho chama... de novo!

De há uns dias para cá... os trilhos de Santiago remexeram no meu arquivo de memórias. O Caminho chama novamente... a vontade dessa imensidão solitária mas nunca só. O desejo desse alheamento, desse silêncio, ou como diria uma amiga próxima desse Caminho de Estrelas, em que as pedras brilham e nos fazem viajar ao mais intímo do que somos.


(Lezíria de Santarém - Março de 2009 - Foto by 70s)

O abrir do arquivo das memórias tem destas coisas... revejo fotos, revejo momentos, relembro as dificuldades, as dores, as angústias, os medos, as alegrias, as conquistas (psicológicas e físicas)... e sempre essa frase que me acompanha... "até Santiago".


(Trilhos de Ansião (Coimbra) - Março de 2009 - Foto by 70s)

Este é ano Jacobeu. O dia de Santiago, 25 Julho coincide com um Domingo. Todos os Peregrinos que cheguem a Santiago este ano acedem ao interior da Catedral do Apóstolo Maior pela porta especial que só é aberta em anos como este... é um momento especial. Este é também o ano do exôdo de peregrinos a Santiago. Um ano especial.


(Sé de Lisboa - 1ª seta - Março de 2009 - Foto by 70s)

Os acontecimentos recentes da minha vida levaram-me a por uns minutos e de forma sincera agradecer ao Apóstolo a graça de estar vivo todos os dias, para mais uma aventura que se chama "Viver".

A vontade está cá! O Caminho chama novamente... desta vez um desafio maior. A Via da Prata, uma antiga rota de transporte de metais preciosos que une Sevilha a Santiago. Olhando o mapa são 980km de encostas, vales, aldeias e setas amarelas que atravessam Espanha de Sul para Norte, cruzando Sevilha, Zafra, Mérida, Cáceres, Plasencia, Bejar, Salamanca, Zamora, para aqui torcer para Noroeste atravessandoSanabria em direcção a Ourense e daqui a Santiago.... duro? Certamente! Esgotante? Claro que sim! Maravilhoso... SEMPRE!

A Via da Prata chama... o Caminho sonha-se e vive-se... um destes dias sem aviso, sem apelo nem agravo... arranco.

Aquele Abraço... o Clássico.
70s

2 comentários:

Mafi disse...

boa! A pé ou de bike? beijinhos

Fora de Estrada disse...

De bike... sempre são 980km. :O))