28 de dezembro de 2011

O 2011 que se vai...


Nesta época do ano, marcada pelas Festas, é também por si só e no que me diz respeito o momento cíclico em que a minha cabeça é inundada invariavelmente pelo efeito que denomino como “historiador”. Não que me assolem as memórias históricas em si (Tsunami do Japão, Vulcão da Islândia, ou Ellen Johnson Sirleaf, Nobel da Paz), mas sim, pelas memórias dos momentos que marcam a minha “pegada planetária”. Entenda-se aqueles momentos que a vida em si me proporcionou e que de uma ou de outra forma fui “obrigado” a viver.

É chegada a hora de recuperar os sorrisos, alegrias, travessias, convulsões, lágrimas, chegadas e partidas, desafios e batalhas, vitórias e derrotas que este ano que agora se precipita para o passado recente me entregou em mãos para eu experimentar. Afinal, a Vida é ou não uma enorme experiência?!

Claro que o lado mais negativo também é memória, mas a minha tendência humana é, ao contrário da tendência humana global, de relembrar as coisas boas e desejar que no mínimo (olha a frase feita a entrar aqui), “o ano novo seja tão bom ou melhor”.

Celebrei o 2º Aniversário do meu casamento! Comprei casa! Aceitei o desafio de passar do longboard para uma Twin fin! Vi crescer o meu sobrinho! Vi nascer mais um primo! Dei a mão a uma vintena de cegos nas estações indicando-lhes o caminho! Matei a fome a alguns mendigos! Apanhei ondas em praias que no passado nunca me deixaram sequer passar a rebentação! Percorri o Caminho Português a Santiago pela Costa! Solidifiquei amizades! Cumpri os meus objectivos profissionais! Aprendi a ser dono de um cão! Deixei de fumar! Briguei com a família na certeza que o Amor familiar iria sobrepor-se a essas brigas! Vi chegar ao planeta os filhotes de alguns amigos! Assisti de camarote à união de outros tantos amores que se querem de aliança para uma vida! Bebi uns copos! Dancei música de baile no Santo António! Relembrei os meus votos de amor e paixão quase todos os dias! Viajei mais cá dentro do que lá fora! Terminei o meu ciclo de terapia transpessoal! Persigo os meus medos e sei que os supero dia-a-dia um pouco mais! Degusto a gosto o Amor da família e dos Amigos! Cumpri o meu 38º aniversário! Fiz planos para o futuro! Comprei livros! Roubei ficheiros de música da Internet! Fiz e cumpri promessas…

A uns meros dias de virar o calendário para 2012, aceitei já novos objectivos profissionais! Construí sonhos! Fiz promessas que quero cumprir! Sei que vou deitar a mão a outra vintena de cegos nas estações! Sei que posso ver o cão partir! Irei assistir ao nascimento dos filhos de alguns amigos! Vou brigar com a família sabendo que o amor familiar vai sobrepor-se a essas brigas! Sei que vou ver partir uns e chegar outros! Vou usufruir na plenitude da minha Retro, matando saudades do longboard aqui e ali. Vou regressar à terapia transpessoal! Vou beber copos! Vou perseguir e derrotar medos! Vou cumprir o meu 39º aniversário! Sei que não quero voltar a fumar! Sei quais os meus planos de futuro! Sei que vou continuar a comprar livros e a roubar músicas na Internet…

Só não sei… o que 2012 esconde na manga como um ilusionista. Soubesse eu os truques e ele não me apanharia “na curva”… venha então esse Merlim com as suas mangas de casaco largas e mãos hábeis que nos tentam distrair o olhar… venha de lá essa magia… e de hoje a um ano quando a minha “pegada planetária” for já um pouco maior e o efeito “historiador” regressar, então sim, nesse momento… conversamos!

Aquele Abraço e Bom 2012…
70s.

Sem comentários: