6 de março de 2009

Caminho de Santiago - dia 1

Agora quem toma conta do blogue sou eu!!!
Durante o Caminho, o Alexandre pediu-me para ficar responsável pela manutenção do blogue!
Combinámos que ele ia enviando fotos pelo telemóvel e eu vou contando as experiências dele nesta grande aventura!
Dia 1

Bom, na verdade, o Caminho começou ontem ao final do dia. Com o grande apoio da Isabel Lage, da delegação de Lisboa da associação Espaço Jacobeus, e do seu presidente, Amaro Franco, ficou marcada uma benção do peregrino na velhinha igreja de Santiago, em Lisboa (talvez a primeira em muitos muitos anos), concedida pelo padre Mário e com a companhia do acólito Gonçalo, nosso companheiro na Associação.
A missa foi muito bonita, tal como a benção, no final. Simples, mas com as palavras certas que o Alexandre precisava de ouvir. "Fé e perseverança", repetiu o padre Mário durante a homilia. "Fé e perseverança".

Depois, um agradável serão com a Isabel a recordar momentos mágicos dos nossos Caminhos.


Agora sim, dia 1. Começou às 8:15, hora em que o Alexandre saiu de casa e eu fui, de pijama, tirar-lhe esta foto da varanda. "Está vento e chuva. Um daqueles dias em que eu não iria andar de bicicleta", confessou-me. "Vá, força!!"





Até já, meu amor!

Depois de passar novamente em frente à Igreja de Santiago, o Alexandre tomou o Caminho indicado pelas setas amarelas a partir da Sé de Lisboa, atravessando depois Alfama em direcção ao Parque das Nações.

Às 12:00 já estava em Vila Franca de Xira, onde almoçou sandes e coca-cola.


Às 14h chegou à Azambuja, onde conseguiu ver algum céu azul e sentiu o calor do sol, muito bem-vindo depois de horas a pedalar contra o vento forte, que soprou o dia todo no sentido contrário e que o fez cansar-se muito mais do que o normal.
Lugar da Valada. Um sítio lindo, onde se demorou algum tempo a contemplar o rio. O Caminho é feito de momentos assim.


Finalmente, a mensagem às 17h: "Amor, cheguei".

Está feito o primeiro dia. Falta contar que não ficou na pensão que tinha reservado porque a encontrou fechada, mas um polícia indicou-lhe uma outra logo à frente e ainda por cima mais barata.

Jantar no centro comercial, salada com massa (para repor o nível de hidratos de carbono) e descanso cedo, depois de encher as pernas de cremes.

Distância do dia: 95 km.

Tempo de pedal: 6h20.

Momento do dia: Paragem em Valada junto ao dique do Tejo.

Balanço: Dia muito duro. O vento dificultou muito o percurso.

Destino amanhã: Alvaiázere.

Saudações peregrinas,

Joana

Sem comentários: