Na chegada a primeira impressão foi... VENTO, FRIO e CHUVA! Nada demais! Londres é assim! Saímos de Lisboa com 23º e aterrámos nos 8º.
Entre Metro, Bus e Taxi suportados pelo Oyster Card e durante quatro dias, 2 dos quais na companhia da J, revirámos a cidade, mercados, museus e principais monumentos. Andámos até as pernas, tornozelos e pés pedirem reforma antecipada, o que nos relembrou de outras epopeias semelhantes (Barcelona, Amesterdão).
Sou Português. Gosto do nosso "jardim à beira-mar plantado"... mas há pequenas diferenças gritantes que separam a capital do nosso jardim, da capital de Sua Majestade. Uma verdadeira rede de transportes intermodal que funciona 24h por dia incrivelmente organizados e rigorosamente pontuais. Não há lixo no chão em parte alguma da cidade, apesar de ser muito raro, para não dizer quase impossível encontrar um caixote-do-lixo, suportes quer para beatas quer para as pastilhas elásticas nas entradas das lojas, pubs, postes e restaurantes (a rainha não fuma e detesta pisar chicla de morango), mas acima de tudo... a mais gritante diferença é GENTE! Milhares de pessoas por todo o lado.
O comércio tradicional, no qual se incorporam também grandes superfícies comerciais (prédios inteiros, ao estilo El Corte Inglês), que se enchem de gente até não cabe mais ninguém, no mais puro consumismo capitalista. Os pubs lotam pelas 16h dando início à romaria que leva toda esta gente a um das centenas de musicais, concertos, bailados e ou exposições que estão disponíveis. Nós fomos ver o Fantasma da Ópera no Majestic e o Lago dos Cisnes ao London Colisium. Daqui resta varrer os restaurantes para os encontrar também lotados, assim como os pubs uma vez mais.
Claro que há tempo durante o dia para cumprir o ritual turísticamente correcto de ver, passar, fotografar, visitar os monumentos dos cartões postais... Westminster Abey, St. Paul Cathedral, Big Ben, uma volta "enorme" no London Eye, o render da guarda em Buckingham, tb o mais famoso n. 10 do mundo, o tributo a Diana, os Tate's, a ponte e torre de Londres, e tantos, tantos, tantos outros. Sim... temos todas essas fotos e mais algumas. Também enchemos os pubs e cedemos ao consumismo desenfreado
Como o prato tipicamente inglês será fish & chips, e sinceramente uma vez chega, também acabámos a comer de tudo, chinês, italiano, japonês, e até mesmo pão com manteiga (sim que o hotel era uma merda e o pequeno almoço resumia-se a pão, manteiga, cereais e um copo de sumo - formato, queres mais? Queres bacon, ovos, salsichas, paga!)
No seu geral... rebentámos o corpinho a correr contra o tempo, e o plano pensado para o ataque inicial morreu logo no primeiro dia tal é a variedade e qualidade das opções que Londres nos permite... resultado final... TEMOS que lá voltar.... quando não sabemos bem! Mas lá voltaremos!
Aquele abraço... o Clássico!
70s
2 comentários:
Isso é que parece ter sido 4 dias realmente intensivos!!! ainda bem que London vos encantou! beijinhos, Mafalda
Faço minhas as tuas palavras, é de deixar água na boca para um regresso próximo. Estive lá na mesma altura e só tive pena de ver mais nessa cidade linda. Um abraço. António
Enviar um comentário