12 de outubro de 2011

elegância (e-le-gân-cia)


 s. f.
Graça, distinção nas formas, nas maneiras, nos trajes: elegância de porte, de vestes; apresentar-se com elegância. Arte de escolher as palavras: falar, escrever com elegância; elegância de estilo.

Há momentos na vida em que o murro e o pontapé de nada valem. Há momento na vida em que as palavras destravadas da ira e da revolta nada resolvem. Há momentos na vida em que os olhos vermelhos e o peito acelerado nada concretizam. Há momentos desses na vida. Muitos!

Nesses momentos a experiência de cada um conta muito. A sobriedade de pensamento. A clareza de espírito. O domínio sobre o “sangue na guelra”. O auto-controlo…. E a elegância. A elegância de sorrir perante o adversário, de ser cortês e afável, de responder suavemente sem ironia nem sarcasmo. Tudo acompanhado de gestos subtis e discretos e o afastar virando as costas com um sorriso final… elegância… irrita profundamente o adversário, elimina a sua capacidade de reacção e resposta, limita o espaço de manobra, remove pela raiz a erva daninha de um novo passo…

Ser elegante não está no traje… mas em quem o veste!... 

Aquele abraço... o clássico.
70s

Sem comentários: